Johannes Janzen


  T E R Ç A - F E I R A ,   1 8   D E   O U T U B R O   D E   2 0 1 6




Os escritos do BioLogos têm sido amplamente divulgados no Brasil, principalmente através da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. BioLogos, através de teólogos como Tim Keller, defende a evolução teísta.

Douglas Wilson, teólogo cristão, escreveu um artigo apontando sete problemas da evolução teísta com a educação cristã clássica. Reproduzo um dos problemas, a morte, com as minhas palavras (ver original aqui).

*****
A Bíblia ensina que a morte entrou no mundo através de Adão (Romanos 5:12). A evolução teísta precisa argumentar que Adão entrou no mundo através da morte. Na visão bíblica, Adão é o pai da morte. Na visão do evolucionismo teísta, a morte é o pai de Adão. A diferença é fortíssima.

BioLogos diz o seguinte:

"A maldição de Gênesis 3 foi que Adão e Eva, não os animais, deveriam morrer por sua desobediência. Portanto, a morte de animais antes da Queda é compatível com a doutrina cristã".

Note, em primeiro lugar, que isso nem mesmo resolve o problema apresentado. Se Adão e Eva foram os primeiros seres humanos de uma multidão de primatas, qual é o sentido de dizer a eles [Adão e Eva]: "Se vocês violarem à minha lei certamente morrerão? "Morrer?", eles diriam, "todo mundo morre. Meus pais morreram ano passado". Por que a morte seria uma ameaça se ela já estava por aí a milhões de anos? Se a morte é uma ameaça, então Deus também poderia ter ameaçado com as seguintes palavras: "Se vocês violarem à minha lei certamente tomarão amanhã o café da manhã".

Segundo, note que essa solução vai além do necessário. Ela não somente prova que a morte animal é compatível com a doutrina bíblica, mas também que a morte animal é boa (positiva). Se os dias da criação se referem aos milhões de anos de luta, morte, doença, decaimento, etc., então também podemos dizer que Deus, o Todo-bondoso, olhou para esses milênios sangrentos e disse: "É bom". Se a morte dos animais é boa, então (para fins ilustrativos), pegue uma faca, encontre uma criatura fofa, e a torture até a morte. Essa monstruosidade, de acordo com a teologia do BioLogos, não possui conexão com o pecado humano. Criaturas fofas sempre morreram, muitas delas dolorosamente. E Deus chamou isso de "bom".


  Palavras-chave: Bíblia, morte, evolução teísta, evolução, Adão, Eva, BioLogos

Enviado por: Johannes Janzen  |  1273 views   

   Postagens relacionadas


   Deixe aqui seu comentário

Nome *:
E-mail *:
  (não será publicado)
Título:
Texto *:
Texto da Imagem *:
  (sem espaços)
 

   Comentários (2)

Cómo obtuve mi préstamo
Olá amigos.
Você precisa de um empréstimo urgente para começar um negócio, expandir seu negócio, comprar um carro, resolver problemas pessoais, pagar suas dívidas, comprar uma casa e outros imóveis e pagar ao longo dos anos? É possível porque estou feliz em compartilhar o testemunho com você.

Eu precisava de um empréstimo urgente de US $ 75.000 para comprar uma casa. Enviei um pedido de empréstimo a várias empresas de empréstimo que prometeram ajudar, mas me enganaram e nunca me ajudaram até que um amigo me apresentasse aos empréstimos de Graceland e à companhia de hipotecas, que o ajudou antes. Entrei em contato com eles por meio de seu e-mail (gracelandloans.mortgages@gmail.com) e eles prometeram me ajudar. Em apenas 3 dias depois de ter verificado meus detalhes e ID, recebi o empréstimo de 75.000 USD na taxa de juros de 3%, como prometia sem qualquer tipo de estresse ou atraso. Eu nunca pensei que ainda existiam empresas de empréstimo confiáveis ​​e legítimas lá fora depois que eu me decepcionei separadamente até eu me encontrar com empréstimos de Graceland e companhia de hipotecas, que de fato me ajudaram com o empréstimo que eu buscava e mudou minha crença

Eu prometi empréstimos de graceland e companhia de hipotecas que eu continuarei dizendo às pessoas sobre eles. Então, se você precisar de um empréstimo urgente e genuíno, entre em contato com eles hoje e você também irá testemunhar

Enviado por: Maria Elano  |  Data: Qui, 14/12/2017 às 19h54   

Gênesis e evolução
É completamente inconsistente acreditar numa evolução teísta e na bíblia como Palavra de Deus. Este exemplo da morte é fortíssimo, e outros poderiam ser dados, mas parece que muitos querem corroborar a bíblia com os milhões de anos datados atualmente, e isso é realmente complicado. Primeiramente, porque se tenta explicar a bíblia a luz do que está fora dela, e deveria ser exatamente o contrário. Agora, a Bíblia precisa empiricamente se justificar para que creiam nela, beleza, então Deus coloca evidências na natureza, indicativos tácitos de um ser inteligente, mas ainda não basta! Em segundo lugar, a questão de datação é delicada, pois além de ser muito variável, instável e relativa, geralmente não se leva em consideração que Deus possa ter criado a terra já "velha", assim como o Adão da Bíblia, que não teve infância, mas foi criado adulto. Se utilizasse Carbono 14 para datar a terra no sexto dia da criação, daria provavelmente o resultado de milhões de anos, mesmo que a Terra de fato, sem Intervalo, tivesse sido criada do nada naquela semana.

Enviado por: Carlos Rodrigo Soares  |  Data: Sex, 18/11/2016 às 23h21   




   Pesquisar

   Arquivo

   Sobre mim
   Johannes G. Janzen é professor de engenharia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo com período sanduíche na Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental com ênfase em Fenômenos de transporte e Hidráulica.

   Postagens mais recentes

   Postagens mais vistas

   Comentários recentes

   Palavras-chave

   Twitter

   Facebook

O conteúdo deste website, salvo indicações, é de uso exclusivo da
Sociedade Origem e Destino - Copyright © 2011