Johannes Janzen


  Q U A R T A - F E I R A ,   1   D E   J U N H O   D E   2 0 1 6




Calvin Stapert, em seu livro “A New Song for an Old World: Musical Thought in the Early Church”, menciona diversos argumentos que nos impedem de enxergar que a canção possa ser perniciosa. Um dos argumentos é o seguinte: É SOMENTE uma canção. Esse argumento contradiz a crença muito antiga e praticamente universal que uma canção não é SOMENTE uma canção. Tem sido reconhecido por muitos séculos e ao longo de diversas culturas que a canção possui um grande poder retórico.

Platão teria proibido certos tipos de música em sua república ideal. "Deixe-me criar as canções de uma nação e não me preocuparei com quem faz as leis", disse ele ou um de seus seguidores. Aristóteles estava convencido que o caráter da música possui influência no caráter das pessoas. Clemente de Alexandria defendeu a música que promove "maneiras serenas". Agostinho reconheceu a misteriosa relação entre certos modos de canção e diversas emoções humanas. Poderíamos citar diversos outros filósofos medievais, reformadores, etc.

A maioria daqueles que dizem "é somente uma canção" não age como se isso fosse verdade. Quase todas as pessoas que usam esse argumento trazem-no à discussão somente quando elas pressentem que serão criticados. Elas argumentam que uma canção é somente uma canção quando elas sentem... que algo que elas valorizam possa ser retirado delas; ou, quem sabe, quando elas sentem que a crítica possui um "fundo de verdade" que irá estragar o seu prazer. Assim, essas pessoas argumentam: "É somente uma canção. Me dá prazer. Que dano pode trazer?" As pessoas nos dias de Tertuliano (e, eu suspeito, em qualquer época) traziam à tona o mesmo argumento. Tertuliano reconheceu corretamente a atração do prazer como sua fonte. "Tal é a força do prazer", disse ele, "que ela pode prolongar a ignorância para dar-lhe sua chance, e perverter o conhecimento para encobrir a si mesmo".

Tornar o prazer como o objetivo primário... tem fomentado a "floração de luxúrias e vaidades baratas, insignificantes e nojentas..." O que interessa são as preocupações "puramente artísticas" – quaisquer que sejam elas.


  Palavras-chave: gosto, música, Calvin Stapert, canção, prazer

Enviado por: Johannes Janzen  |  1216 views   

   Postagens relacionadas


   Deixe aqui seu comentário

Nome *:
E-mail *:
  (não será publicado)
Título:
Texto *:
Texto da Imagem *:
  (sem espaços)
 

   Comentários (1)

Cómo obtuve mi préstamo
Olá amigos.
Você precisa de um empréstimo urgente para começar um negócio, expandir seu negócio, comprar um carro, resolver problemas pessoais, pagar suas dívidas, comprar uma casa e outros imóveis e pagar ao longo dos anos? É possível porque estou feliz em compartilhar o testemunho com você.

Eu precisava de um empréstimo urgente de US $ 75.000 para comprar uma casa. Enviei um pedido de empréstimo a várias empresas de empréstimo que prometeram ajudar, mas me enganaram e nunca me ajudaram até que um amigo me apresentasse aos empréstimos de Graceland e à companhia de hipotecas, que o ajudou antes. Entrei em contato com eles por meio de seu e-mail (gracelandloans.mortgages@gmail.com) e eles prometeram me ajudar. Em apenas 3 dias depois de ter verificado meus detalhes e ID, recebi o empréstimo de 75.000 USD na taxa de juros de 3%, como prometia sem qualquer tipo de estresse ou atraso. Eu nunca pensei que ainda existiam empresas de empréstimo confiáveis ​​e legítimas lá fora depois que eu me decepcionei separadamente até eu me encontrar com empréstimos de Graceland e companhia de hipotecas, que de fato me ajudaram com o empréstimo que eu buscava e mudou minha crença

Eu prometi empréstimos de graceland e companhia de hipotecas que eu continuarei dizendo às pessoas sobre eles. Então, se você precisar de um empréstimo urgente e genuíno, entre em contato com eles hoje e você também irá testemunhar

Enviado por: Maria Elano  |  Data: Qui, 14/12/2017 às 19h57   




   Pesquisar

   Arquivo

   Sobre mim
   Johannes G. Janzen é professor de engenharia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo com período sanduíche na Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental com ênfase em Fenômenos de transporte e Hidráulica.

   Postagens mais recentes

   Postagens mais vistas

   Comentários recentes

   Palavras-chave

   Twitter

   Facebook

O conteúdo deste website, salvo indicações, é de uso exclusivo da
Sociedade Origem e Destino - Copyright © 2011